Principais Serviços

Projetos de Contenções de Geotecnia

O projeto de contenções é aplicado no processo de construção de muros que possuem o objetivo de conter aterros e barrancos, tendo em vista que o muro de contenção substitui a terra que foi eliminada, estabilizando a sua pressão e evitando um possível deslocamento da terra.

Solo Grampeado

É uma técnica de reforço de solos em que se empregam inclusões semirrígidas no solo. É uma técnica bastante prática e comprovadamente eficiente para a estabilização de taludes de escavações através do reforço do solo “in situ”. Consiste em um reforço obtido através da inclusão de elementos resistentes à flexão composta, denominados grampos. Os grampos são instalados suborizontalmente, de forma a introduzir esforços resistentes de tração e cisalhamento.

Cortinas Atirantadas

É um dos métodos mais modernos de contenção. Vale-se de tirantes protendidos e chumbadores para dar sustentação ao terreno. Pode ser de caráter provisório ou definitivo. Recomendada para cortes em terrenos com grande carga a ser contida ou solo que apresenta resistência a sua estabilidade.

Muros de Gravidade

É a solução estrutural mais antiga e mais comum. É executado junto a um talude (inclusive de aterro), e depois o vazio entre o muro e o talude é preenchido com solo, estabelecendo uma continuidade entre ambos. Os muros por gravidade resistem ao empuxo do terreno por efeito do seu peso próprio, que faz com que surja uma força de atrito na sua interface com o solo, que evita o deslizamento e impede o seu desmoronamento. Devem ser, portanto, pesados e de grandes dimensões.

Muro de Gabião

O muro de gabiões funciona da mesma maneira que o muro de arrimo. São constituídos por gaiolas metálicas preenchidas com pedras britadas arrumadas manualmente e construídas com fios de aço galvanizado em malha hexagonal com dupla torção, isso garante que a estrutura seja drenável.

Serviços de Proteção ao Meio Ambiente

Neste contexto surge o conceito de serviço ambiental que, de forma resumida, significa os serviços que algum recurso natural pode prestar ao homem, com destaque para a cobertura florestal que pode prestar serviços ambientais de grande importância, como a regulação e equilíbrio das funções hídricas, a proteção dos solos